segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Conceituando Currículo e sua Integração com as Tecnologias

Que as tecnologias representam a realidade e que estão por toda parte e para todos os fins, é fato. Hoje vivemos impregnados pela comodidade e facilidades proporcionadas pelas diversas mídias e recursos tecnológicos variados, todos colocados à disposição e a serviço da modernidade.
Na educação, apesar de tardio, estudos relacionados a como integrar as mídias ao currículo escolar vem andando a passos largos, no intuito de recuperar e diminuir a imensa distância que se estabeleceu entre o ensino escolar, com um currículo fragmentado e distante da realidade de vida dos alunos e professores, do novo mundo, globalizado e totalmente informatizado. Nesse contexto, o currículo ainda é concebido como programa ou mera listagem de conteúdos, totalmente desvinculado da experiência de vida trazida pelo aluno e fora do contexto de mundo em que ele está inserido. Nesse sentido a contribuição das tecnologias ao currículo é de vital importância para as mudanças desses paradigmas. Com uma sociedade marcada por transformações tecnológicas acentuadas, a contribuição das mídias vem trazer para o currículo um novo panorama, isto é, novas possibilidades de proporcionar aos alunos um ensino aprendizagem mais abrangente, menos isolado do mundo em vive e age. E assim as novas tecnologias chegam a escola com a proposta de transformar, pois mexe de forma profunda com o jeito de ensinar e aprender. Para isso acontecer efetivamente a idéia do que seja currículo precisa ser repensada por todos. Este abrange tudo o que acontece na escola, perpassa por preparar o ambiente escolar e colocar a disposição do aluno todos os instrumentos necessários que viabilizarão a construção do seu conhecimento, numa perspectiva construcionista, que pressupõe que o próprio aluno é o autor da sua aprendizagem e esta não acontece isoladamente. Sem, contudo esquecer que o professor tem o papel relevante e imprescindível de ser o articulador e provocador das situações de aprendizagem. É nesse pressuposto que entra o trabalho com projetos que possibilitará ao aluno pesquisar á partir de uma problematização; dentro de uma lógica interdisciplinar ele irá em busca do novo e de respostas para suas dúvidas de forma que sejam significativas para eles. A experiência vivenciada com projetos de aprendizagem integrando as diversas mídias e outros recursos existentes permite afirmar que já não lugar para as práticas ultrapassadas de um ensino fragmentado e descontextualizado. O novo aluno que deverá atuar nessa sociedade do conhecimento e da tecnologia é ativo, dinâmico e colaborativo e o papel da escola precisa ser repensado para que de fato possa cumprir sua função de formar esse novo cidadão.

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