quarta-feira, 26 de maio de 2010

Conhecendo o Hipertexto

Considerei a atividade de leitura de textos tendo como suporte os hiperlinks, uma maneira prazerosa e até um tanto lúdica de explorar e buscar novos conhecimentos proporcionados pelo acesso rápido e dinâmico das TICs.
O hipertexto e sua dinamicidade nos remetem ao imaginário mundo da leitura. Se o ato de ler já proporciona uma viagem mágica que te conduz a rumos distintos do saber, acrescenta-se nessa mesma viagem a possibilidade de passar por diversos lugares antes de chegar ao fim planejado. É esta a sensação experimentada e que certamente, enriquece a leitura. Assim entendo hipertexto como um texto que remete a outros textos em formato digital, tendo como referência os hiperlinks, que são termos destacados no corpo do texto principal o qual faz referência a outras fontes ou outros documentos.
É com essa interatividade que acredito que a internet vem facilitar o acesso aos novos conhecimentos, o contato com o novo sem precisar de tantas buscas, muitas vezes nem bem respondidas que tínhamos que utilizar para obter um entendimento o mais satisfatório possível. Não digo assim que a pesquisa seja limitada a esse ponto, pois quanto mais exploramos, mais satisfazemos nossa sede de saber. A utilização do hipertexto responde bem a essa necessidade cada vez mais urgente do mundo atual.
Num primeiro momento, a ação de ir e voltar ao texto, conduzida pelo chamativo dos links, parecia que me desconectava do meu objetivo, que estava perdendo o “fio da meada”, mas com algumas tentativas a mais, cheguei a um bom resultado. Acredito que o entendimento foi maior e a descoberta mais prazerosa.

3 comentários:

  1. Olá Tãnia.Gostei muito da suas reflexões sobre hipertexto. Seu texto ficou com uma boa qualidade. Muito bem!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amiga, meu blog está a sua disposição pra apreciação,dicas e comentários. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto, gostei muito...
    Os hiperlinks nos levam a conhecer o mundo.
    Abraços.
    Elizabete Ferreira.

    ResponderExcluir