sexta-feira, 28 de maio de 2010

"Mudanças"



Passos conhecidos, caminhos trilhados

O que está do lado de lá é conhecido

Algo pra se descobrir? Pra quê?

Tudo no final dá no mesmo lugar

Tudo é igual, quando não há o que se buscar.


Mas o mundo gira e bate naquele lugar,

O tempo cobra mudanças, pede urgências

Precisamos remexer, nos refazer

Recomeçar e mudar o curso das coisas


E quando parecia que tudo estava feito

O tudo já é nada

O que foi, já não serve.


Apagamos os últimos vestígios

Renascemos de nossos medos

E recomeçamos, porque já não podemos parar.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Conhecendo o Hipertexto

Considerei a atividade de leitura de textos tendo como suporte os hiperlinks, uma maneira prazerosa e até um tanto lúdica de explorar e buscar novos conhecimentos proporcionados pelo acesso rápido e dinâmico das TICs.
O hipertexto e sua dinamicidade nos remetem ao imaginário mundo da leitura. Se o ato de ler já proporciona uma viagem mágica que te conduz a rumos distintos do saber, acrescenta-se nessa mesma viagem a possibilidade de passar por diversos lugares antes de chegar ao fim planejado. É esta a sensação experimentada e que certamente, enriquece a leitura. Assim entendo hipertexto como um texto que remete a outros textos em formato digital, tendo como referência os hiperlinks, que são termos destacados no corpo do texto principal o qual faz referência a outras fontes ou outros documentos.
É com essa interatividade que acredito que a internet vem facilitar o acesso aos novos conhecimentos, o contato com o novo sem precisar de tantas buscas, muitas vezes nem bem respondidas que tínhamos que utilizar para obter um entendimento o mais satisfatório possível. Não digo assim que a pesquisa seja limitada a esse ponto, pois quanto mais exploramos, mais satisfazemos nossa sede de saber. A utilização do hipertexto responde bem a essa necessidade cada vez mais urgente do mundo atual.
Num primeiro momento, a ação de ir e voltar ao texto, conduzida pelo chamativo dos links, parecia que me desconectava do meu objetivo, que estava perdendo o “fio da meada”, mas com algumas tentativas a mais, cheguei a um bom resultado. Acredito que o entendimento foi maior e a descoberta mais prazerosa.

domingo, 9 de maio de 2010

SITES EDUCATIVOS - EU RECOMENDO

Sites interessantes e úteis para nós, educadores:

www.portaldoprofessor.mec.gov.br

www.rived.mec.gov.br

www.dominiopublico.gov.br

www.webeduc.mec.gov.br

www.tvescola.mec.gov.br

www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo

Mamãe, anjo em forma feminina. Parabéns a todas as mães!

Mãe,

Pra mim, a prova maior do amor de Deus. O amor abnegado, sem limites, puro.
Ninguém tem amor maior do que uma mãe por um filho, capaz de doação plena pela fecilicade do outro. Esse amor assemelha-se a que? Deus.